Um Sindicato é uma associação de trabalhadores com a função de defender os interesses e direitos dos trabalhadores.

Os sindicatos assumem atualmente, um papel primordial na nossa sociedade face às graves crises nacionais, tornando-se cada vez mais uma necessidade.

Cabe ao sindicato negociar coletivamente, intervir legalmente em ações judiciais e participar da elaboração da legislação laboral, tratando dos problemas coletivos que surgem decorrentes do exercício da profissão.

Toda a ação sindical é realizada para proteger, não só os interesses dos trabalhadores, como também para o desenvolvimento da própria sociedade.

Os sindicatos não se limitam a tratar somente dos problemas coletivos decorrentes do exercício da profissão, mas se preocupa também, com a condição social dos trabalhadores enquanto cidadãos.

A não sindicalização de um trabalhador, pode levá-los a formar idéias vagas e confusas perante posições difíceis, e nesse momento é imprescindível a ação de um sindicato.

Estar sindicalizado é, por isso, um investimento numa organização dos e ao serviço dos trabalhadores, onde estes constituem o eixo central de toda a sua actividade e cujos benefícios se reflectem no dia a dia da sua actividade profissional.

Uma categoria com representatividade é uma categoria unida, então faça a sua parte: Sindicalize-se!